Como tirar manchas de tecidos

Batom
Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar

Bolor
Ferva o tecido manchado na água em que o bacalhau foi fervido.

Café
Lave com água morna e glicerina.

Carvão
Esfregue um pedaço do miolo pão fresco sobre a superfície afetada.

Coca-Cola
Tire-a com água fria, a água morna vai fixar a mancha.

Frutas
Coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte e Lave normalmente.

Frutas vermelhas
Lave com álcool e vinagre.

Gordura
Coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passe com ferro bem quente. Outra dica é colocar talco ou amido de mandioca sobre a mancha e passar e ferro.

Cerveja
Aplique algodão com álcool sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão em pó.

Mofo
Mancha de mofo nos tecidos sai fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.

Ovo
Lave com água fria, não use água quente que vai fixar ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.

Vinho
Na hora da mancha, coloque bastante sal ou suco de limão no local. Outra dica é jogar vinho branco. Depois, lave com água e sabão.

Chocolate
Lave o local com água quente e sabão. Se a mancha resistir será preciso usar água oxigenada.

Molho de Tomate
Imediatamente molhe na água e depois aplique amido em pó e deixe secar. Retire o amido posteriormente com escova.

Vela
A forma mais comum de remover cera da roupa é a que iremos descrever de seguida. Coloque numa tábua de engomar 2 folhas de papel de cozinha (ou papel absorvente). coloque a peça de roupa manchada de cera por cima do papel. Agora, por cima da nódoa coloque mais 2 folhas do mesmo papel. Pegue no ferro de engomar e ajuste a temperatura adequada ao tecido e passe por cima da nódoa de cera (sempre por cima do papel claro!). O ferro derreterá a cera que será absorvida pelo papel. Vá mudando as folhas de cima e de baixo até se livrar de vez da nódoa.

Canetinha
Coloque detergente puro em cima das manchas, deixe por alguns minutos e depois esfregue até que a mancha saia.
Leite, isso mesmo, leite! Coloque um pouco de leite sobre o tecido e esfregue.
Se você tiver VANISH em sua casa você também pode utilizar, costuma funcionar.
Água oxigenada é tiro e queda. Mas tome cuidado, dependendo do tecido, pode tirar a tinta da própria roupa.

Sangue
Sangue não é nada legal, e se a mancha não for limpa na hora é terrível de tirar. Mas se acontecer use água oxigenada de 10 volumes sobre a mancha ela sairá na hora. Agora se a mancha for no carpete use vinagre de maçã diluído em água.

Amarelado
É comum que roupas guardadas, principalmente as de cores claras, tenham manchas amareladas depois de muito tempo sem uso. Para retirá-las, espalhe vinagre de álcool. depois lave e, caso a mancha não tenha saído, vá repetindo a operação até ela sumir de vez

Suor e perfume
Pode ser retirada com sumo de limão verde. O ideal é colocar o sumo sobre a mancha seca e deixar agir por um tempo até perceber que ela está sumindo. Depois lave com água e sabão. Se a roupa for branca e de algodão, você pode usar alvejante puro, deixar agir por 15 segundos, lavar e aplicar um pouco de sabão em barra. Lave em seguida e repita a operação até a mancha sumir. Se a peça não for branca, umedeça um pedaço de sabão neutro em barra, faça uma pasta e aplique no local por 10 minutos. Lave e repita quantas vezes forem necessárias

No Comments Yet.

Leave a comment